Mel de abelha que deu origem ao nome da cidade de Meleiro é lançado na VI Agrimeleiro e Mostra do Agronegócio

O título pode ser redundante, mas o município de Meleiro, que teve origem na fartura de mel de abelhas que viviam nas colmeias das figueiras do Morrinho da Igreja, acabou se destacando mais como produtor de arroz, leite, feijão, milho, extrativismo vegetal do que o mel.

Passados 130 anos do início de sua colonização, eis que surge o primeiro produto produzido e embalado com Selo de Inspeção Municipal, S.I.M, para ser comercializado e contribuir com a economia do município. O Mel Meleiro, foi lançado oficialmente na VI Agrimeleiro e VI Mostra do Agronegócio, de 12 a 15 de maio, sendo produzido pelo apicultor Reginaldo Miguel da Silva, morador da localidade de Sanga Da Areia.
Com o incentivo da Cooperativa Cooper Colmeia e do Departamento de Agricultura da administração municipal, ele decidiu investir na comercialização do produto que é retirado de colmeias que ficam no Morro Albino, em área de preservação e livre de agrotóxicos. “O interesse pelo cultivo de abelhas começou com o Tio Pedrão, que herdou dos nossos antepassados. Depois fui trabalhar com um grande produtor de içara e hoje tenho cerca de 100 caixas para produção de 1,2 toneladas de mel”, conta Reginaldo. Para o engenheiro agrônomo Antônio Simoni de Oliveira, vice-presidente da Cooper Colmeia, que auxiliou o apicultor na formalização bem como a assistência técnica, o mel que vem do Morro Albino é de alta qualidade. “É um mel de florada nativa, diferenciado dos demais porque vem do morro e poderá ser certificado como produto orgânico”, destaca.
De acordo com o produtor, em testes de pureza, o mel Meleiro atingiu 85%, quando o normal seria 65% de pureza. O produto é embalado no Apiários Rainha da Flor de Balneário Gaivota. Reginaldo está otimista após o lançamento do produto na VI Agrrimeleiro e em breve pretende absorver a produção de apicultores de municípios vizinhos. O mel Meleiro é embalado em potes de 1kg, 300 gramas e sachés, podendo ser adquirido na loja da Cooper Colmeia no Centro da cidade mais doce de Santa Catarina.