Em Meleiro, a Agricultura Familiar agrega renda com a agroindústria de alimentos

Com apoio da Prefeitura e Cooperativa Cooper Colméia, dezenas de famílias abandonaram o cultivo do fumo para se dedicar a fabricação de alimentos.

A monocultura está com os dias contados em Meleiro. No município que é o segundo maior produtor de arroz do Vale do Araranguá, as culturas se diversificam e a economia cresce.

Através de um trabalho integrado entre a Administração Municipal, Cooperativa Cooper Colméia e seus associados, cultivos tradicionais como de fumo, por exemplo, foram substituídos pela produção de milho, feijão, hortaliças, frutas, gado leiteiro, suínos, aves de corte e fomento à criação de agroindústrias para fortalecimento da agricultura familiar.

“Com a parceria entre a cooperativa com a Prefeitura, passamos a vislumbrar o potencial da agricultura familiar para a criação de agroindústrias. Com a criação do Selo de Inspeção Municipal, o SIM e a comercialização apoiada pela cooperativa, facilitou e agregou renda os produtores”, frisa o presidente da Cooper Colméia, engenheiro agrônomo Antônio Simoni de Oliveira.

Hoje mais de uma dezena de produtores estão fabricando e comercializando pelo selo SIM, produtos como: Leite e derivados, Embutidos e derivados de carne suína, vinhos, suco de uva, pães, bolachas, bolos, pizzas, salgadinhos e doces, broas e pamonha, massas artesanais, cachaça artesanal, licores, frutas e verduras.

“Depois de muitos anos atuando no plantio do fumo, eu e meu esposo decidimos mudar de atividade. Passou um vendedor de salame e entramos em contato com a indústria se era possível a gente produzir eles nos venderam uma carcaça e fomos aprimorando, fazendo cursos e conquistamos em 2019 o primeiro SIM de Meleiro – Selo de Inspeção Municipal”, conta Glorinha Simoni de Oliveira, que junto com o esposo Carlos Cezar e a filha Suiane passaram a se dedicar ao próprio negócio. Além de venderem os produtos no comércio local, na sede da cooperativa, Feira da Agricultura Familiar (toda sexta-feira), eles também fornecem alimentos para a merenda escolar de Meleiro e para o comércio regional.

“Meleiro sempre se destacou pela produção de arroz e ao criarmos o Selo de Inspeção Municipal em 2019, dar apoio técnico aos agricultores, podemos dizer que vivemos uma nova realidade. Como gestor fico feliz e poder facilitar a vida de nossos agricultores, que não tinham alternativas, face à monocultura existente. Esperamos que mais famílias se engajem à agroindústria de alimentos”, diz o prefeito Eder Mattos.