Sistema de tratamento de água com produto natural pelo SAMAE de Meleiro é referência estadual

Prefeito e comitiva de Governador Celso Ramos, na grande Florianópolis vieram conhecer o método utilizado aqui no extremo sul

O Prefeito de Meleiro, Eder Mattos e o diretor geral do Serviço Municipal de Abastecimento de Água e Esgoto – SAMAE, Eloir Córneo, receberam na sexta-feira, 20 de maio, a visita do Prefeito de Governador Celso Ramos, Marcos Henrique da Silva e comitiva do SAMAE daquele município, que integra a região da grande Florianópolis.

A visita foi com o objetivo de conhecer o sistema de tratamento de água e efluentes realizado pelo SAMAE de Meleiro, que utiliza produtos naturais, a base de Tanino(extraído da Acácia), o Tanfloc SG, bem como todo o processo usado pela Estação de Tratamento de Água – ETA. O lodo gerado no processo de purificação da água se transforma em adubo orgânico.

“O município de Celso Ramos tem o dobro da população de Meleiro e no verão triplica, devido as suas praias paradisíacas. No entanto utiliza o sistema convencional para tratamento de água. Hoje somos referência em SC por utilizar o produto natural à base de tanino. Também levamos nossos visitantes para conhecer o lago de decantação, que terá capacidade para armazenar 140 milhões de litros de água e nossa usina própria de asfalto a quente que virou referência, já que somos a única cidade com 7 mil habitantes do país a possuir uma usina própria de asfalto”, destaca o Prefeito Eder Mattos. O diretor geral do SAMAE de Meleiro se colocou a disposição para apoiar o serviço de água de Governador Celso Ramos para implantar o sistema. A captação de água do SAMAE Meleiro é feita no Rio Manoel Alves e em quatro poços artesianos, localizados na ETA – Estação de Tratamento do SAMAE. Desta forma, 70% da captação de água vêm do rio, é decantada em lago sendo que o restante são de poços.