Saúde vai a Câmara para falar sobre Campanha contra a Dengue

Na última segunda-feira, 01 de abril, na sessão da Câmara de Vereadores de Meleiro, a responsável pelo Programa de Combate à Dengue, Agente Sanitária, Eliege Cavaler Dela Vechia, usou da tribuna para destacar as ações do programa no Município. Segundo Eliege, desde 2020 não registrados focos positivos do mosquito Aedes aegypti em Meleiro, mesmo assim, o trabalho é incessante, com o apoio das Agentes Comunitárias de Saúde, que auxiliam a orientar aos moradores para manterem seus pátios limpos e sem material que possa acumular água e servir de esconderijo para o mosquito. A responsável também falou da elaboração do Plano de Contingência, em conformidade com o Plano Nacional de Combate à Dengue. Na aplicação do Plano de Contingência são realizadas atividades específicas a serem implantadas em cinco níveis de alerta, baseados nos indicadores de acionamento, de zero até cinco. Atualmente o Município conta com 36 armadilhas, que são visitadas periodicamente de 7 em 7 dias e 10 Pontos Estratégicos, que são visitados a cada 15 dias.
RECOLHIMENTO DE PNEUS
Um dos lugares prediletos do mosquito Aedes aegypti são os pneus usados, que na maioria dos casos ficam amontoados pelo pátio ou garagem das residências ou oficinas. A Campanha contra a Dengue vem realizando o recolhimento deste material, tendo realizado coleta nos bairros Zanette e Sapiranga. Até o momento foram recolhidos 69 pneus de veículos e 53 de motos. Na próxima sexta-feira, 05 de abril, haverá campanha de recolhimento de pneus no bairro Imigrantes. Durante a coleta também é feito atendimento de denúncias e pesquisa de possíveis focos (suspeitos) do mosquito transmissor. Colabore com os Agentes de Endemias e da Saúde.