Outubro Rosa reúne mulheres para falar sobre prevenção ao câncer e celebrar a vida

Cerca de duzentas mulheres estiveram na noite de quinta-feira, 26 de outubro, no Salão Paroquial de Meleiro, a convite da Secretaria Municipal de Saúde, para uma noite especial. A secretária Elixsandra Mota e sua equipe, receberam a coordenadora regional de Saúde da Amesc, Andresa Ribeiro, Pároco da Igreja Nossa Senhora da Glória, Padre Victor José Grassi, Vice dama de Meleiro Elizete Presa Schuvartz, vereadores, Nino Scarduelli, Morgana de Almeida, Joel De Luca e Geise Recchia, para tratar de temas que visam a prevenção contra o câncer de mama e do colo do útero. Após os pronunciamentos das lideranças, a enfermeira Cristiane Ré falou sobre os números da Campanha Outubro Rosa em 2023,
“Como representante do governo Jorginho Mello e secretária Carmen Zanotto, estou muito feliz em participar deste evento e anunciar que o estado praticamente zerou a fila de espera por exames oncológicos e vem dando resposta à população catarinense”, disse a coordenadora regional de Saúde da Amesc, Andresa Ribeiro. A secretária Elixsandra Mota, a Nega, destacou que Meleiro faz parte desta estatística e zerou a fila por exame oncológico no Sisreg. A enfermeira Cristiane Ré destacou os números dos exames preventivos realizados neste ano, com 474 mulheres e na campanha Outubro Rosa foram 174 exames coletados. Exames de mamografia, foram realizados 166 no ano e 57 no Outubro Rosa.

Saúde íntima

A Fisioterapeuta Luana Ghizzo palestrou sobre fisioterapia pélvica e alertou as mulheres sobre a importância de cuidar da saúde íntima, e ficarem atentas sobre perda de urina, constipação, falta de prazer e sentir dores nas relações. “Para todas estas e outras situações a fisioterapia pélvica tem soluções, restabelecendo o equilíbrio feminino e qualidade de vida. Conhecer a sua região íntima é um ato saudável, de amor próprio e acolhimento”, pontuou. Após a palestra, o grupo Amigas do Peito, formado por mulheres que lutam contra o câncer de mama, deram seu depoimento e demonstraram a importância do autoexame de mamas, entre outros cuidados. A noite contou com distribuição de brindes e um gostoso coquetel. A secretária Elixsandra Mota agradece a toda a sua equipe de trabalho, das unidades de Saúde, as agentes comunitárias e demais envolvidos na realização do evento.