No 2º Encontro de Arrozeiros, Técnicos alertam sobre EL NIÑO e manejo das ervas daninhas para a próxima safra de arroz

Com a participação de 150 pessoas, o 2º Encontro de Arrozeiros, realizado na manhã de quarta-feira, 14 de junho, no Pavilhão do Arroz, movimentou produtores de Meleiro e região, autoridades, lideranças, empresas do agronegócio foi considerado sucesso pelos organizadores. A programação iniciou às 8h30min com café e inscrições dos participantes, seguido de abertura oficial, com a presença do Vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, secretário de Administração e Finanças, Júlio Cesar de Oliveira, representado o prefeito Eder Mattos, presidente do legislativo, Jonas Costa Ostetto, Vereadora e promotora do evento, Morgana de Almeida Figueiredo, Gerente regional da Epagri, Edson Borba Teixeira, Extencionista da Epagri local, Engª Agrônoma Analice Zaccaron Meurer e os palestrantes do encontro.

Economia de Meleiro cresceu 35%  com o agronegócio

O Secretário de Administração e Finanças, Júlio Cesar de Oliveira apresentou número atualizados e destacou a importância do agronegócio na economia de Meleiro.  Com dados colhidos na AMESC e Exatoria do Município, o secretário revelou que em 2021/2022 – o valor adicionado (ICMS) da indústria, comércio, prestação de serviços e setor agropecuário foi de  R$270 milhões e em 2022 subiu para R$ 364 milhões, num aumento de 35%.  “Isso não é qualquer cidade e nem mesmo o Estado cresceu nessa proporção. Importante dizer que destes R$ 364 milhões, o setor agropecuário contribuiu com R$ 250 milhões ou seja, 69% vem do setor agropecuário, sendo que a fatia do arroz é muito grande dentro destes números”, afirmou. O secretário de Finanças também apresentou os números da produção de arroz , que na safra passada foi de 73 milhões de quilos e na atual safra 2022/2023 98 milhões de quilos, subindo a produtividade para 34%. Meleiro colheu na atual safra 1 milhão e 960 sacas de arroz, o que representa, em valores R$ 143 milhões de reais.

Técnicos da EPAGRI orientam produtores sobre clima e manejo de ervas

A primeira palestra do Encontro de Arrozeiros foi sobre Manejo integrado de plantas daninhas em arroz irrigado, pelo Pesquisador Ph.d  José Alberto Noldin. Com a experiência de 40 anos na área do arroz, o pesquisador disse que foi animado em ver que os produtores de Meleiro e região estão agindo corretamente no preparo do solo, iniciando cedo e trabalhando melhor a palhada.

Ele esclareceu sobre as principais invasoras e a necessidade do manejo no preparo do solo, com uso de herbicidas, dessecantes, manejo da água e de variedades mais resistentes.

CLIMA

A segunda palestra tratou de Climatologia para a produção de arroz no sul de SC, com o Dr. Márcio Sônego, Engenheiro Agrônomo e pesquisador.

Na avaliação do Engenheiro Agrônomo Antonio Simoni Oliveira, “Foi um diagnóstico sobre a previsão de como o clima vai se comportar, teremos mais chuvas num primeiro momento e o frio não será tão intenso. O Clima vai ser favorável, com chuvas constantes e temos tudo para ter um contexto produtivo muito bom. É importante que o produtor de arroz não cometa o erro de plantar muito cedo porque na hora da floração pode chover. A palestra foi muito válida, não só para o arroz, mas também será favorável para as demais culturas, como o milho e outras.

Já a engenheira da Epagri, Analice Zaccaron Meurer, entende de que os produtores devem aguardar para realizar o plantio no período recomendado, em se tratando do fenômeno El Niño, para que não aconteça de na hora da floração venha coincidir com o período de chuvas, como alertou o Dr. Márcio Sônego.

Antes do almoço ocorreu sorteio de brindes entre os participantes e após foi servido almoço, a base de arroz à grega, frango assado e saladas, preparado pela equipe do CETRAR de Araranguá. A Prefeitura de Meleiro e Vereadora Morgana de Almeida Figueiredo, agradecem a Epagri pela parceria no evento e todos os participantes.