MELEIRO COMEMORA 62 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, PROGRESSO E DESENVOLVIMENTO

Na última segunda-feira foi feriado municipal em Meleiro, para assinalar a  data de emancipação do Município, que ocorreu em 27 de novembro de 1961, através da Lei 773. O Município com pouco mais de 7 mil habitantes (IBGE-2022), completa 62 anos de desenvolvimento e progresso. A data comemorativa, no entanto, é no dia 20 de dezembro, por ocasião da instalação do Município. As comemorações alusivas aos 62 anos de emancipação, irão ocorrer de 1º a 03 de dezembro, no Pavilhão do Arroz, com diversas atrações, missa, corte de bolo der 62 kg, shows, escolha das soberanas da VII AgriMeleiro, passeio ciclístico e com o trenzinho da alegria, brinquedos infláveis, chegada do Papai Noel, show pirotécnico e show de encerramento. Todas as atrações serão com entrada livre e para todas as idades.

PROJETANDO MELEIRO PARA O FUTURO

É através das conquistas do passado, que a atual Administração, encabeçada pelo prefeito Eder Mattos (PL) e seu vice, Pedro Luiz Schuvartz (PL), buscam a inspiração para comandar o Município no presente e para o futuro. O foco da gestão está na mobilidade, através de asfaltamento de ruas, avenidas, rodovias interioranas, contando com usina própria de asfalto a quente e melhorando o acesso aos seus munícipes. Outras ações importantes estão focadas na Educação, que melhorou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica,  IDEB, chegando a 6,3 no ensino fundamental, anos iniciais do 1º ao 5º ano e a média de 6,1 para o ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano). Conforme o o IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) é o melhor de sua história e Meleiro está entre os 5 maiores da Associação dos Municípios do extremo Sul Catarinense, Amesc no quesito desenvolvimento econômico, sendo superior a 174%  na região. Em 2023 foi criado o Programa VALORIZA MELEIRO, que busca incentivar compras no comércio local e distribuir prêmios no dia 23 de Dezembro, em parceria com o Natal da CDL. Na Saúde, a Secretaria de Saúde conta com atendimento em duas UBS, Sapiranga e Central e os serviços são de excelência e Meleiro foi pioneiro na implantação do  aplicativo de Telemedicina (Eagle Care), No mês de dezembro deste ano 33 Técnicos de Enfermagem serão formados através de programa municipal de Bolsas de Estudo. Na área Social, há uma preocupação constante em manter o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social e programas para todas as idades, através do CRAS e SCFV.No Esporte, Meleiro se destaca nas competições estudantis da região e estado, foi campeão da Copa Amesc de Bocha e da Liga Atlética do Vale do Mampituba,  através da equipe do Novo Paraíso FC.

OBRAS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO

A atual administração está com seu foco voltado para a eficientização da iluminação pública, onde um projeto, que tramita na Câmara de Vereadores, pretende trocar toda a planta de iluminação pública do Município por lâmpadas de LED. Outros projetos que a atual gestão está trabalhando é o da construção do Parque das Águas, no entorno do lago do SAMAE, que terá equipamentos de lazer, esportes, área de preservação ambiental e uma nova alternativa para a população e turistas. Outra importante obra será a da Ponte Pênsil da Saudade, que vai ligar o centro ao bairro Estreito, sobre o Rio Manoel Alves, tornando-se um ponto turístico, a Praça da Estação, cuja área de terras foi adquirida, nas margens do Rio Manoel Alves também desponta como um local para lazer, turismo e história, já que no local encontra-se a turbina da primeira usina de energia elétrica de Meleiro, que abastecia a cidade e também Araranguá, em 1926.  A preocupação com a segurança é outro fator relevante para a atual gestão, que está construindo o prédio para abrigar a Central de Monitoramento de Vídeo e para a Polícia Militar.

SAMAE – A água potável e de qualidade chegou definitivamente ao Distrito de Sapiranga neste ano de 2023. A autarquia com o apoio da Prefeitura conseguiu, através de uma nova rota, passando pela comunidade de Sanga Grande, estender o benefício para os moradores. Neste ano foi construída a rede d’água para os contribuintes da sede do distrito.

CIM – CENTRO INTEGRADO MUNICIPAL

Localizado no Calçadão da Rua Alberto Búrigo, o prefeito Eder Mattos entregou à população, neste ano de 2023, o Centro Integrado Municipal. No local estão órgãos como: Junta do Serviço Militar e serviço de Identificação, Conselho Tutelar, Exatoria Municipal, EPAGRI, Atendimento de Média Complexidade do CRAS, Atendimento Veterinário (Cidasc) e um estúdio para transmissão de Live semanal. “Com o CIM, o município economizou aluguel de dois prédios e aproximou os serviços para a população. Também foi inaugurado neste ano a Sala do Empreendedor, que funciona na Prefeitura, oferecendo apoio às MEI e micro e pequenas empresas”, destaca o prefeito Eder Mattos.