Prefeito dá aula de história sobre Meleiro para alunos do ensino médio

A Escola Estadual de Meleiro está realizando o projeto Conhecimento que envolve alunos do ensino médio. Na semana que passou a diretora da escola Luzia e professor Márcio Lima e alunos do 1º anos, estiveram na Prefeitura Municipal para uma pesquisa de campo e intervenção local. O grupo foi recebido pelo diretor de Cultura, Igor Velho Ortolan, que falou sobre os projetos em andamento na área cultural e de turismo, como a elaboração do Plano Municipal de Turismo, o calendário municipal, plano de mobilidade urbana e no dia 2 de maio o lançamento do Plano de Desenvolvimento Econômico. Ao ser questionado sobre história religiosa de Meleiro, Igor contou com a participação especial do prefeito Eder Mattos. Historiador e escritor do livro dos 165 anos da freguesia de Nossa Senhora Mãe dos Homens.

Meleiro, dos bugres aos colonizadores

“Para conhecer é preciso entender, por isso sempre pesquisei os livros da igreja, é lá que estão registrados os batismos e as respectivas famílias que habitavam nesta região”. Segundo Eder Mattos, Meleiro teve seu início provavelmente entre 1840 até 1888 e o país era governado pela monarquia. Como não havia cartório civil, a igreja é quem registrava tudo. “Foi nos livros que descobri minha descendência, os tetravós, trisavós, sobre os primeiros habitantes de Meleiro, que eram os silvícolas, índios Xokleng ou bugres como chamavam os colonizadores”. Os primeiros registros são de 1872 quando um padre veio de Laguna, numa missão pastoral e na Limeira, na fazenda Borges e Bitencourt, fez o casamento de um casal de escravos. Nosso território era conhecido por vassoural. Em 1896, o coronel Apolinário João Pereira recebeu ordens do império para que os colonizadores parassem com a matança dos índios pelos “bugreiros”. Em 1925 foi criado o distrito de Meleiro, sendo que Turvo pertencia para Meleiro. A emancipação política veio em 1959 e em definitivo no ano de 1961. A diretora Luzia, professor Márcio e  grupo de alunos da EEB Meleiro, agradeceram ao prefeito pela aula de história da colonização, vila, distrito até o município.

Fotos:Jorge Pimentel