Rede de Segurança se reúne com Secretária de Educação e diretoras de escolas e creches

“As Forças de segurança junto com a secretaria de Educação, professores, diretores da rede municipal de ensino de Meleiro, estão trabalhando de forma conjunta, organizada, pautada em estratégia de atuação para tomar medidas no sentido de garantir a segurança para a comunidade  escolar, alunos, pais e professores, que devem ficar tranquilos porque o objetivo é trazer a paz para a escola,  os órgãos estão atuando de forma escolar, pais de alunos”, disse o Sargento Cristiano Guizzo, comandante do Destacamento de Policia Militar de Meleiro, em reunião na manhã de sexta-feira, 14, na Secretaria de Educação. A reunião contou com a presença da Secretária de Educação, Erica Merêncio Pagnan Nazário, Assistente Social da Educação, diretoras das escolas municipais e estadual, creches.

Alerta contra fake News

Segundo o comandante Guizzo, os órgãos de segurança  estão trabalho de forma técnica, monitorando as ações dos foras da lei que propagam Fake News para a comunidade e a própria PM.  O oficial pede que a comunidade escolar evite propagar alardear  informações falsas, busquem sempre a informação dos órgãos oficiais: Polícia Cicil, Polícia Militar, rede social do Município e com isso evitar entrar em pânico.

Reunião tratou de estratégias técnicas

A Policia Militar intensificou as rondas escolares, com atenção redobrada, nos horários de pico e mesmo aleatoriamente. A presença da PM na escola tem levado mais segurança para as famílias e é neste sentido que trabalhamos.  As diretoras e professoras das escolas de Meleiro fizeram questionamento sobre programas que serão implementados, como: Amigo da Escola, à exemplo do Vizinho Solidário, que visa contar com o apoio das pessoas que vivem no entorno das escolas e creches e podem ajudar a combater qualquer ameaça que se apresente aquele educandário.

PREFEITURA ENCAMINHA PROJETO PARA CRIAR O “CHEFE DE SEGURANÇA” NAS ESCOLAS

O Prefeito Eder Mattos, encaminhou à Câmara de Vereadores de Meleiro, na semana que passou, Projeto de Lei, 06 de 12 de abril de 2023, em regime especial de urgência, que trata da criação do Cargo de Chefe de Segurança, para atuar nas escolas e creches do Município.

Confira a descrição das atribuições década cargo e da habilitação

CARGO: CHEFE DE SEGURANÇA

Atribuições:

-Fiscalizar e controlar o acesso de pessoas na unidade escolar;

-Zelar pelo ambiente físico da unidade escolar;

-Fiscalizar o uso de áreas comuns

-Verificar o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas da unidade escolar;  zelas pelo sossego e pela boa convivência no ambiente escolar;

-Dar suporte aos alunos e a todos os profissionais a unidade escolar, Auxiliar e orientar os alunos e profissionais da unidade escolar sobre protocolos de segurança e afins;

-Efetuar rondas ostensivas, fiscalizar, orientar os alunos e servidores. Reportar ao Diretor de Escola quaisquer imprevistos durante o dia, no ambiente escolar;

-Estar à disposição para realização de cursos preparatórios e de instrução de protocolos de seguranças e afins.

-Habilitação Profissional:

-Possuir o Ensino Fundamental

-Carga horária: 40 horas

O Projeto será apreciado na sessão de segunda-feira, 17, pelos vereadores de Meleiro. A Prefeitura espera contratar em curto espaço de tempo os 5 profissionais que vão atuar como Chefes de Segurança.

Fotos: