Prefeito participa da primeira sessão da Câmara e destaca projetos prioritários

O Prefeito Eder Mattos participou nesta segunda-feira, 21 de fevereiro, da primeira sessão ordinária da Câmara de Vereadores, agora sob a presidência do vereador Anderson Scarduelli (PL) onde falou dos projetos que estão em andamento e outros que sua administração pretende implementar em 2022.

Ao cumprimentar a mesa diretora e vereadores disse que espera que o ano seja de mais debate e que nunca irá fugir dos propósitos. “Quero me colocar a disposição dos vereadores da casa para dirimir todas as dúvidas sempre que necessário”, disse o chefe do executivo meleirense.
O Prefeito Eder Mattos fez uma explanação sobre Projeto de Lei 03/2022, aprovado por unanimidade e que trata da coleta de entulhos volumosos e lixo proveniente de limpeza de jardins. “Costumo caminhar pela cidade e vejo que há necessidade de criar uma nova regra e para isso é preciso mexer no bolso para que cumpram a lei para o bom convívio. A Prefeitura vai disponibilizar bags para que o material seja depositado e facilite a coleta”.

Plano de Mobilidade

Sobre a rodovia MEL 255 Eder Mattos disse que o projeto elaborado pelo município de asfaltar aquela rodovia que tem história, (aberta em 1905 como uma das primeiras rodovias estaduais) e vai ser alternativa para a BR 285, quando for liberada a Serra da Rocinha. “O projeto foi elaborado no nosso primeiro mandato, iniciamos uma peregrinação em busca de recursos. Num primeiro momento procuramos o Estado, mas sem sucesso. Posteriormente estivemos em contato com o deputado federal Darci de Matos, que por sua vez interviu junto ao Secretário da Casa Civil, Eron Giordani, onde entregamos o projeto e solicitamos o valor de R$ 10 milhões. Posteriormente tivemos a intervenção dos deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi, mas o resultado mesmo aconteceu, de fato, quando estivemos em reunião com o Secretário de Articulação Nacional, Lucas Esmeraldino, que nos encaminhou ao Governador do Estado Carlos Moisés e o mesmo possibilitou, através do PLANO 1000 o crédito de R$ 4.999.572,524 milhões e 990 mil, para aquisição de insumos para pavimentação asfáltica da Rodovia MEL-255 (Trecho 01)”.
O prefeito destacou sua preocupação quanto à desvalorização dos recursos em face à inflação e a contrapartida a ser dada pelo município e que a licitação será realizada em tempo hábil para a primeira etapa. O desafio será fazer a rodovia com o custo de R$ 1 milhão por km, creio que faremos, mas talvez lá na frente contar com apoio dos vereadores, disse.

Pedágio e Autarquia

Eder falou que vai criar pedágio no trecho da rodovia MEL 255 – isentando aos cidadãos de Meleiro. Para isso seria criada uma autarquia para tratar deste Programa de Mobilidade. O prefeito falou de sua preocupação com numero de atestados médicos por servidores. Eder falou da aprovação pela Câmara Federal, projeto de autoria do deputado Darci de Matos, onde os municípios serão responsáveis pelas áreas de APP e que a Prefeitura pretende buscar uma assessoria de profissional para encaminhamento técnico das áreas de APP de Meleiro, principalmente nas encostas de rios. O prefeito Eder Mattos ficou a disposição dos vereadores para questionamentos, tendo respondido sobre encaminhamentos da rede de água de Sapiranga, com possibilidade de solução em breve, sobre a ponte sobre o Rio Jundiá em Boa Vista, cuja empresa foi notificada e deve entregar a obra num prazo de 60 dias.