Burocracia do Deinfra impede extensão de rede de água até Sapiranga

Obra de 9,3 km financiada pelo Programa FINISA do Governo Federal e do Município, na ordem de R$ 641 mil foi interrompida no sábado

“Infelizmente tivemos que parar a obra e lamentamos porque há muitos anos mais de 280 famílias do distrito de Sapiranga sofrem com o uso de água de ponteira, que acarreta problemas de saúde, devido aos metais pesados, sem falar nos chuveiros queimados, devido a pouca vazão do precioso líquido”, afirma o prefeito Eder Mattos, que junto com seu vice, Pedro Luiz, estiveram auxiliando os trabalhos que contam com a mão de obra do próprio Município e Samae.

Segundo o mandatário, a obra está sendo executada, desde 2020 e restam cerca de 5 km para concluir a extensão da rede de água. “Estamos fazendo a obra de acordo com os padrões da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, já que o recurso é do Governo Federal, porém, o Deinfra – Departamento de Infraestrutura de SC, tem um entendimento contrário. Nosso departamento jurídico foi acionado, já estivemos em Florianópolis tratando do assunto, mas a burocracia está emperrando a obra. Não nos falta vontade em ver a obra concluída e por isso estamos trabalhando inclusive neste fim de semana” desabafou o prefeito Eder Mattos.

Durante os trabalhos nas margens da Rodovia Estadual SC-447, no último sábado, 27 de março, após denúncia, a Polícia Rodoviária Estadual, PRE, esteve no local e solicitou que fossem interrompidos os trabalhos, por determinação do Departamento de Infraestrutura.

A equipe do Samae conseguiu levar a rede geral até a comunidade de Limeira. O restante deverá ser executado após deliberação do órgão estadual. “A comunidade já sofre por muitos anos com a água sem tratamento e estão revoltados com essa situação. Esperamos que haja bom senso de parte do governo do estado e libere os trabalhos”, afirma o vice-prefeito Pedro Luiz, que reside no distrito de Sapiranga.

Na execução dos trabalhos de canalização da rede geral, os servidores do Samae e Prefeitura sinalizam o trecho, com placas e orientam os motoristas que trafegam na SC-447 como forma de evitar acidentes.