Programa Vereador Mirim elege os primeiros representantes nas escolas de Meleiro

Cidadania!

No mês em que Meleiro comemorou 61 anos de emancipação político-administrativa, a Câmara de Vereadores do município realizou a primeira eleição do Programa Vereador Mirim, conforme Projeto de Resolução nº 03/2022 – Que Dispõe sobre a Criação, no âmbito da Câmara Municipal de Meleiro, do Regimento Interno, do “Programa Vereador Mirim” e dá outras providências, aprovado na sessão de 07 de novembro de 2022.

A eleição dos 9 vereadores mirins aconteceu na última quarta-feira, 30 de novembro, nas escolas públicas municipais, Inês Tonelli Nápole, Centro, Prefeito Luiz de Pelegrini de Sapiranga e Escola Básica Estadual de Meleiro, nos turnos matutino e vespertino. O escrutínio dos votos ocorreu às 15h30 nas escolas e posteriormente anunciado o resultado oficial.

VEREADORES ELEITOS

Os vereadores mirins eleitos na EEBM Prefeito Luiz de Pelegrini de Sapiranga foram: Gustavo Marcelino, Stefani de Souza e Mateus Becker – Suplentes: Nathália, Gabriel e Manuela. Já na EEBM Inês Tonelli Nápole, foram eleitosTitulares: Paulo, Adrian, André; Suplentes: Luigi, Emily, Julia Costa e Giulia. A EEB Meleiro não realizou eleição e indicou 3 alunos como representantes do educandário. Concorreram ao pleito 35 candidatos, todos foram aprovados em critérios que exigiam disciplina, boas notas, entre outros quesitos.
Uma comissão formada pela Assistente Social das escolas e presidente do CMDCA, Rosinéia Borges, professora Rosangela Ramos Pereira, vereadores, procurador jurídico da Câmara de Meleiro e o Presidente Anderson Scardueli, acompanharam a eleição e escrutínio.
A Diplomação dos eleitos será no dia 12 de dezembro na Câmara de Vereadores e o exercício dos vereadores mirins será no período de 2023.

Formar cidadãos conscientes

Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Meleiro, vereador Anderson Scarduelli (Nino), “o projeto foi criado neste ano, com a assinatura de todos os vereadores, e o objetivo principal é de contribuir para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade. Além disso, despertar a criação de uma nova consciência, através da promoção do inter-relacionamento entre alunos, escolas e comunidade, proporcionando um novo conceito de administração pública, baseado num contexto de competitividade, representatividade, responsabilidade e moralidade”, afirma.