Meleiro celebra 61 anos de emancipação com grandes conquistas em 2022

Aniversário!     No domingo, 27 de novembro, o Município de Meleiro completa 61 anos de emancipação político-administrativa e tem bons motivos para comemorar. Emancipado em 27 de novembro de 1961 e Fundado em 20 de dezembro do mesmo ano, Meleiro chega a melhor idade de sua história, uma história que iniciou pelos imigrantes italianos, portugueses e que hoje é retratada em seus descendentes. Atualmente o Município, com 7 mil habitantes, conta com o melhor Produto Interno Bruto (PIB) da Associação dos Municípios da Amesc, com R$ 260 milhões (média 2022). O IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é também o maior da região, de acordo com o INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação, os resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ano de 2021, a rede municipal de ensino de Meleiro atingiu a média de 6,3 para o ensino fundamental anos iniciais (1º ao 5º ano) e a média de 6,1 para o ensino fundamental anos finais (6º ao 9º ano). Sendo que Santa Catarina é destaque no IDEB/SAEB 2021, pois alcançou o primeiro lugar com o índice de 6,5. A Administração Municipal, de Meleiro está a cargo dos empresários, Eder Mattos, prefeito e Pedro Luiz Schuvartz, vice-prefeito.   Boas razões para comemorar   2022, o ano do sexagésimo primeiro aniversário de Meleiro está sendo coroado de eventos que promovem a cidade em nível nacional, com destaque para a 6ª Agrimeleiro, realizada em maio, 2º Encontro Nacional de Motorhome Roda Mundo (setembro), 50º JERVA e 12º PARAJERVA, (outubro). Entre os projetos que estão em desenvolvimento destacam-se: Plano de Desenvolvimento Socioeconômico em parceria com a Unesc, Amesc e Sebrae; Plano de Mobilidade, com asfaltamento rodovias municipais, ruas e avenidas na área urbana, através de usina própria de asfalto a quente, extensão de rede de água potável para o distrito de Sapiranga, 9 km, aquisição de máquina escavadeira hidráulica S-90, duas retroescavadeiras, implementos agrícolas, ônibus para o transporte escolar, Van, ampliação de escolas, creches, ampliação da Secretaria de Saúde e UBS de Sapiranga, incentivo a capacitação, com cursos gratuitos na área da costura industrial, soldador básico, em parceria com a Escola Móvel do Senai-SC, curso técnico gratuito de Enfermagem. Na Educação, a obra que ficará marcada nesta gestão será a construção da Escola Municipal padrão FNDE, com 13 salas e investimento superior a R$ 10 milhões. “Meleiro vive seu melhor momento da história, muitos contribuíram para chegarmos neste patamar, por isso, gostaria de agradecer aos imigrantes que colonizaram esse município, aos emancipacionistas, agricultores, empreendedores que nos deram a condição de avançar um pouco mais. Estamos todos de parabéns”, destaca o prefeito Eder Mattos.   Origem de Meleiro   Dizem que os primeiros colonizadores do atual Município de Meleiro ambicionavam extrair a madeira existente na região, então inexplorada e pouco habitada. Numa subida, que ficou conhecida como Morrinho da Igreja, havia grande quantidade de abelheiras. Consequentemente, também era encontrado com fartura o produto das abelhas (mel e cera). Daí a razão de o município passar a se denominar MELEIRO (o que negocia o mel, comprando-o nos engenhos ou crestando-o nas colmeias para vender o retalho. Tirador de mel).