Nova barragem para atender à produção de Arroz é projetada pelos Municípios de Meleiro, Morro Grande, Nova Veneza e Forquilhinha

Solução para o agro e cidades

Na última quarta-feira, 09 de novembro, o Prefeito de Meleiro, Eder Mattos, recebeu em seu gabinete uma comissão representativa, formada pelos prefeitos de Morro Grande, vereador do município, vice-prefeito de Nova Veneza, acompanhado do engenheiro da administração municipal e representante do Município de Forquilhinha. Também fizeram parte da reunião, o Procurador Jurídico de Meleiro, Thiago Manfredini Zanette, secretário de Administração e Finanças, Júlio Cesar de Oliveira e presidente da COIMEL, Miguel Izé.

Na oportunidade, o presidente da Associação de Drenagem e Irrigação Santo Izidoro (ADISI), Sérgio Marini, apresentou aos chefes de executivo dos municípios, um projeto para a construção de uma barragem, na localidade de Vila Maria, Morro Grande, visando atender a todos os produtores de arroz destes municípios e diminuindo os impactos sobre as bacias do Rio Manoel Alves, Mãe Luzia, Rio Morto e Cedro, principais mananciais que abastecem as lavouras da região.
O projeto foi elaborado em 2014 pelos técnicos do IPAT-UNESC, e apresenta como melhor ponto para instalação da barragem a localidade de Vila Maria, Morro Grande, devido às condições oferecidas pelo Rio do Meio, numa área de 118,2 hectares e com capacidade para armazenar 23 milhões de metros cúbicos de água para abastecer mais de 8 mil hectares de arroz e podendo ser usada para consumo humano, através de tratamento pelo Samae. O local também não oferece riscos ambientais e para agricultores que residem nas imediações. A partir da reunião em Meleiro, os prefeitos partem para conseguir recursos para elaboração do projeto final. A UNESC foi contratada para elaboração de um estudo visando atender tecnicamente ao maior número de rizicultores.
Fotos: Reunião no gabinete de Meleiro e área em Vila Maria