Consórcio Intermunicipal de Saneamento define reajuste de 20% na tarifa de água para 2022

O município de Meleiro não reajusta a tarifa de água há 03 anos

No dia 15 de dezembro, o Município de Meleiro foi representado pelo Vice-Prefeito Pedro Luiz, vereadora Morgana de Almeida Figueiredo e o diretor geral do SAMAE, Eloir Córneo, na Assembleia Geral da CISAM-SUL-REG – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental, na cidade de Orleans.

Na oportunidade foram feitas as recomendações da diretoria do consórcio, que atende os municípios da região Sul do Estado. Um dos assuntos da ordem do dia foi o reajuste do valor da água nos municípios atendidos. Conforme deliberação da assembleia, o percentual a ser aplicado na tarifa de água em Meleiro será de 20% e ficará abaixo dos preços praticados na região da Amesc.

De acordo com o Diretor do SAMAE, Eloir Córneo, atualmente o valor da tarifa  de água residencial cobrada em Meleiro é de R$ 31 Reais e não tem sido reajustado há 03 anos. Com o novo reajuste, que deverá entrar em vigor nas contas de fevereiro de 2022, a tarifa básica, com consumo de 10 metros cúbicos por família, passará para R$ 37,02 Reais.

Eloir lembra que o ano de 2021 foi marcado por vários investimentos nos serviços de água do município, com adoção de novos padrões de leitura, aquisição de mini-escavadeira hidráulica e início da implantação de rede de água para o distrito de Sapiranga.

Conforme o estatuto do consórcio e de todas as normas derivadas desses instrumentos no ordenamento jurídico do Município, o preço de regulação (PR), tem a finalidade de promover o adequado custeio e sustentabilidade das atividades regulatórias desenvolvidas pelo CISAM-Sul-REG, cujos valores são fixados por meio de resoluções aprovadas na Assembléia Geral do CISAM-SUL.