MELEIRO TEM PLANO DE EDUCAÇÃO APROVADO

O Plano Municipal de Educação (PME) foi aprovado pela Câmara de Vereadores de Meleiro e sancionado pelo prefeito municipal. Foram varias reuniões e conversas com profissionais ligados a educação no município, onde debateram sobre as diretrizes que irão reger as ações nos próximos dez anos na educação.

O prefeito Jonnei Zanette, recebeu em seu gabinete nesta terça-feira 23 de junho, o Secretário Municipal de Educação Cultura e Esportes Jairo Luiz Canela e a Coordenadora Municipal de Educação Ana Paula de Luca, e repassou a eles o Plano Municipal de Educação. Ao receberem das mãos do prefeito, tanto Secretário quanto Coordenadora, enaltecem a participação de pessoas ligadas a educação municipal bem como de lideranças políticas, que contribuíram na elaboração do plano.

A proposta do novo Plano Municipal de Educação recém-aprovado tem características que o tornam diferente dos planos anteriores. Uma das diferenças é que esse Plano é decenal (que ocorre por período de 10 anos) por força constitucional, o que significa que ultrapassa governos. Além disso, tem vinculação de recursos para o seu financiamento, com prevalência sobre os Planos Plurianuais (PPAs), e, também por força de lei, cumpre a função de contribuir e articular com o Sistema Nacional de Educação. O amplo e democrático processo de debate, que começou em 2010 e culminou com sua aprovação pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Jonnei Zanette, é especial e cria grandes expectativas nos profissionais que trabalha na educação municipal, reconhece a coordenadora Paula de Luca.