PROJETO “PARA UMA MÃE ESPECIAL”

Justificativa

A experiência dentro de um presídio traz a vivência da violência e as dificuldades e desafios de se buscar significados para rupturas e faltas dentro de um sistema legítimo, ético e que resgate laços de solidariedade e respeito humano.

Portanto, o Projeto: “ Para Uma Mãe Especial”, é levar uma palavra de carinho, amor, respeito a mulheres exclusas da sociedade, sem muita perspectiva de vida.

Para muitas, a prisão vai além das grades, a maioria estão cheias de traumas, abusos, violência e carregam dentro de si, sentimentos de culpa e inferioridade.

Objetivo geral

Compreender a diversidade na escola, levando os profissionais da educação e os alunos a refletirem sobre as diferentes famílias que a clientela escolar apresenta.

Resultados

A realidade sobre o tema trouxe o questionamento de como trabalhar o tema “Mãe” sem ferir os sentimentos de muitos alunos que convivem com a diferença na sua família.

A abordagem trouxe a reflexão do amor e do respeito ao próximo, tendo como parâmetro curricular os gêneros textuais. Nesse sentido, foi proposto no planejamento pedagógico, aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica Municipal Prefeito Luiz de Peligrini, do Município de Meleiro, reflexões acerca da temática e a produção de cartas endereçadas às mães que se encontram em situação de reclusão no Presídio Regional de Araranguá.

As cartas serão entregues em mãos aos dirigentes e profissionais que trabalham na Instituição, num encontro promovido pelos mesmos, que reunirá Alunos, Orientadora Pedagógica do Município de Meleiro, Psicóloga da Educação do Município de Meleiro e os demais convidados pela Instituição Penitenciária.