Palestra para casais do Casamento Comunitário em Meleiro

Meleiro oficializa 29 uniões matrimoniais

Atuação da secretaria de Ação Social vai além da cerimônia de casamento e busca a valorização da unidade familiar em encontros com os casais

Meleiro

A ideia surgiu de conversas realizadas durante visitas de atendimento realizadas por profissionais do CRAS e secretaria de Ação Social. Mas apenas oficializar a união que muitas vezes vinha de anos e até décadas de relacionamento parecia não ser o suficiente, então foi criado um projeto que envolvesse também o resgate de valores e que salientasse a importância da unidade familiar. Assim, o ‘Mozão’ finaliza no dia 9 de outubro com o casamento comunitário de 29 casais, com direito a vestido de noiva, salão de beleza e entrada com tapete vermelho no Centro de Convivência João Macarini, onde será realizada a cerimônia.

Segundo a secretária municipal de Ação Social, Lilian Isana Gonçalves, o nome surgiu de uma moda sertaneja, mas a ideia do casamento comunitário foi verificada como uma necessidade entre as famílias atendidas por sua secretaria e o CRAS. “Surgiu do trabalho do Grupo de Casais, dos diálogos e da convivência com as famílias, que sentiam essa necessidade de oficializar a sua união. Então, a partir daí, resolvemos ir um pouco além e aproveitar essa ação para nos aproximar dessas pessoas, conhecendo as suas vivências e tentando auxiliar na melhora da sua qualidade de vida”, explica Lilian.

Através de visitas e encontros individuais com os casais, psicóloga e assistentes sociais trabalharam questões como o resgate de valores concernentes a unidade familiar. Nas reuniões coletivas, palestras dão continuidade ao processo, fortalecendo os vínculos entre os casais e também entre os membros da família. Na noite desta quarta, os casais participaram de palestra com a líder comunitária e religiosa Clair Nazário da Silva. “Através das palestras e dos encontros, conseguimos nos aproximar destas famílias, trabalhar valores como respeito mútuo, saber ceder…”, comenta a secretária.

O trabalho de organização do casamento comunitário iniciou há 15 dias, envolvendo não somente os casais, mas também apoiadores junto à sociedade de Meleiro, que participa auxiliando nos preparativos para o dia especial. “Conseguimos alugar os vestidos de noiva por um preço simbólico, o apoio dos salões de beleza do município, fotógrafos, decoração e auxílio de outros profissionais. Enfim, estamos conseguindo um grande envolvimento da comunidade”, afirma.

Histórias

O cerimônia será realizada no dia 9 de outubro, às 14h, quando cada uma das noivas entrará individualmente e, já no hall do Centro de Convivência encontrará seu par, que a conduzirá ao local onde será oficializada a união.

E a cada entrada estarão representadas histórias como a do casal Ana Corrêa e Sadi Barros Vieira, que há 34 anos vivem juntos e agora realizam o sonho de se tornarem oficialmente um casal.

Aos 18 anos (19 no próximo dia 24), Lucimara Farias Goulart é a mais jovem entre as noivas. Há quatro anos com Jailson Machado Genoíno, 20, torna real um de seus desejos desde o início do relacionamento, o de casar. “Eu sempre quis casar, mas ele (o noivo) não queria. Consegui convencer e agora vamos oficializar”, comemora a jovem moradora de Barra do Cedro e mãe de um menino de dois anos.

Antes da data escolhida, outros encontros ainda estão sendo planejados, além da própria colaboração de noivos e noivas na organização, nos dias que antecedem a cerimônia, para que tudo esteja em ordem no dia do ‘Sim’.

Texto:Valdinei de Almeida Nichele/Grupo Correio do Sul.

Fotos: Adriano Da Rosa