Novo Modelo de gestão na agricultura Meleirense

Agricultores receberam as primeiras máquinas do projeto Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal, na última sexta-feira, dia 01, às 14h30min, durante solenidade em frente ao paço municipal, que contou com a presença do prefeito Jonnei Zanette, vice-prefeito Everaldo Martins, secretário municipal de Agricultura Miguel Izé Rosa, vereadores, Epagri e agricultores.

Depois de muita conversa entre secretário, agricultores, Epagri e respaldo total do prefeito Jonnei Zanette agricultores recebem as primeiras máquinas que fazem parte da Patrulha Agrícola Mecanizada. O novo modelo de gestão agrícola passa a envolver diretamente  os agricultores no cuidado e zelo pelos equipamentos e maquinário, repassado a eles por meio de um convenio de cooperação.

O modelo é simples e muito objetivo que tem por medida melhor o atendimento aos pequenos e médios agricultores, são estes os que mais necessitam das máquinas, aponta o secretário Miguel, ele também comenta o formato do projeto. “Nós dividimos o município em regiões e formamos seis núcleos cada um destes núcleos terá uma equipe de zelador, onde eles mesmos administrarão o trabalho das máquinas e equipamentos”, relata.

Já o prefeito Jonnei afirma que agricultura é a base da economia municipal e contribui para o crescimento da cidade num todo. “É preciso investir em máquinas, equipamentos, estradas boas para o escoamento da produção e deslocamento das famílias rurais. E nos temos essa preocupação por isso, damos um passo de cada vez, para que as nossas ações sejam iguais as dos agricultores, com utilidade. Alem destas máquinas outras, já estão compradas e devem chegar nos próximos dias.  Estamos feliz porque realizamos mais uma etapa de trabalho e  apoio ao nosso agricultor”, fala Nei. Ela.

A Patrulha Agricola Macanizada é resultado do esforço dos órgãos governamentais estadual, nacional e municipal, agricultores e Epagri. Maquinários: insilador, plantadeira de grãos feijão e milho, carreta e distribuidor de calcário e fertilizante.

Fotos:Adriano da Rosa

Matéria:Marcos Rodrigues