Profissionais da Educação recebem cursos e palestras em preparativos para a volta às aulas

A poucos dias do retorno às aulas, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Turismo de Meleiro, está oferecendo aos profissionais da rede municipal de ensino, palestras e cursos de capacitação em preparativos ao ano letivo de 2022, que abre oficialmente no dia 08 de fevereiro nos quatro educandários do Município.

Com a presença do Prefeito Eder Mattos, que reassumiu o Executivo após 30 dias de férias, da Secretária de Educação, Estela Simoni Fermo e  do vereador Domicio Machado, o primeiro dia do curso de capacitação continuada aconteceu na quarta-feira,02 de fevereiro, no Auditório Pedro Paulo Mezari da EEBM Inês Tonelli Nápole. Nas falas, tanto o prefeito quanto a secretária, reafirmaram o compromisso de garantir os projetos para a área educacional para garantir a qualidade do ensino, priorizando professores, alunos, funcionários e comunidade escolar.  Dando início aos trabalhos, a Psicóloga Fabiane Pereira palestrou sobre o tema: “O novo normal da Educação – A retomada das aulas; Amor ao trabalho, a chave para o sucesso”, para os professores da educação infantil, Pré-escolar, Ensino fundamental, anos iniciais e finais. No período da tarde a palestra com a Psicóloga Fabiane Pereira foi dedicada aos auxiliares de serviços gerais/merendeiras.

Na quinta-feira, 03, a Nutricionista Tatiana apresenta o Manual de boas práticas, Pop´s para as auxiliares de serviços gerais. Já a Psicopedagoga Kellen Oliveira, abordou em momentos alternados com as etapas: educação infantil, ensino fundamental séries iniciais e séries finais os seguintes temas: Planejamento x Projeto, adequação curricular – mecanismo para incluir alunos com dificuldades de aprendizagem, concepções de projeto e demais assuntos,  com as etapas .

A capacitação encerra nesta sexta-feira, 04, no Auditório Pedro Paulo Mezari,  teremos uma Palestra de Primeiros Socorros com Sargento do Corpo de Bombeiros de Turvo, para todos os profissionais da educação, no período da manhã com os professores e auxiliares de sala e no período da tarde com os motoristas e auxiliares de serviços gerais. Em todos os encontros de capacitação e motivacional, a Secretaria de Educação está entregando para cada profissional da rede de ensino uma agenda.

Calendário

Conforme o calendário escolar de 2022, o ano letivo inicia no dia 08 de fevereiro com o recesso escolar em julho, com formação continuada, retorno do festival de danças e realização do JERVA e o encerramento em 16 de dezembro. “Neste ano, a cada mês haverá uma parada para capacitação pedagógica dos profissionais da Educação de Meleiro, buscando inovar sempre”, frisa a secretária Estela.

Fotos: