Vacinação de meninas contra o HPV nas escolas

O governo federal disponibiliza pela primeira vez vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), para a vacinação de meninas de 11 a 13 anos. Em Meleiro, a campanha de vacinação inicia na próxima semana e será realizada nas escolas municipais conforme orienta o Ministério da Saúde.

O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo de útero. O objetivo da vacina é proteger e criar anticorpos. Serão três doses, sendo a primeira em março, a segunda em setembro (seis meses depois), e a terceira em 2018 (cinco anos após as primeiras doses).

Para atingir o maior numero de meninas a secretaria municipal de saúde solicitou junto às escolas uma relação com nome das meninas que estão aptas a receber a vacina. “Agora sabemos quem são as garotas que devem receber a primeira doce da vacina, assim temos condições maiores de atingir nosso objetivo.

Na palestra realizada participaram pais, mães e responsáveis acompanhados das filhas

adolescentes de 11 a 13 anos do Colégio municipal e estadual de meleiro.

Foram esclarecidas dúvidas sobre o vírus do hpv e a vacina, com orientações sobre a

aplicação das doses, cronograma de atividades, reações adversas e esclarecimentos

gerais.

A palestra foi realizada no Auditório da E.E.B.M Inês Toneli Nápole no dia 13 de Março e a palestrante foi a Enfermeira Cristiane Buzello.

Fotos – Adriano Da Rosa / Matéria – Marcos Rodrigues