Em noite memorável Meleiro lança o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

Durante evento ficou definido o Workshop que será online no dia 17 de maio, às 14 horas pelo aplicativo meet.google meet

A noite chuvosa de segunda-feira, 02 de maio, não ofuscou o brilho da solenidade que lançou o Plano de desenvolvimento Socioeconômico de Meleiro, numa parceria entre a Prefeitura, Unesc, Sebrae e Amesc. Um público seleto formado por representantes dos mais diversos setores da sociedade civil organizada, membros do Conselho de Administração, vereadores, secretários e diretores da administração municipal, compareceram ao auditório da Escola Municipal Inês Tonelli Nápole, para conhecer os novos desafios para Meleiro. A programação iniciou com uma bela apresentação dos alunos da oficina de capoeira “Armada Brasil”, do CRAS 01 de Meleiro e de peças de vídeos institucionais da Unesc, Sebrae e Prefeitura.

O palco das autoridades foi formado pelo prefeito anfitrião, Eder Mattos, vice-prefeito Pedro Luiz Schuvartz, a Pró-reitora da Unesc, campus de Araranguá, presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Scarduelli, Diretor executivo da Amesc, Francisco Dielo, representando o presidente da Amesc, prefeito Roberto Biava, Professora Dra. Gisele Silveira Coelho Lopes, Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, representando a magnífica Reitora, professora Luciane Ceretta, representante da gerencial regional sul do Sebrae, Marcos Tondin e presidente do Grêmio Estudantil Inovação, Gabriel Cauã Longaretti Toldo.

Onde você vai estar em 2033? Qual a Meleiro que queremos?

A Pró-reitora Gisele Lopes fez uma ampla explanação sobre a metodologia a ser utilizada no Plano de Desenvolvimento, com questionamentos sobre o futuro que os meleirenses querem para suas famílias e município, as fases de engajamento, diagnóstico e consulta pública, o
O vice-prefeito de Meleiro, Pedro Luiz Schuvartz destacou a importância do Plano e conclamou a população para participar. “Eu vejo neste plano um presente, num momento em que devemos estreitar as relações e estar preparados para o futuro. São desafios e isto vai nos tornar mais fortes e unidos. Pedimos que todos participem porque não é um plano feito”.

Projetando Meleiro para o futuro sustentável

O prefeito Eder Mattos, falou com muita propriedade sobre o Plano de Desenvolvimento, discorrendo sobre a história, apresentando documentos e concluiu com um projeto que fez parte do TCC da meleirense Cristina Zeni, onde áreas próximas ao Rio Manoel Alves poderão ser aproveitadas para construir espaços de convívio e de lazer para a população, incluindo a ponte pênsil da “Saudade”, passarelas ao longo do rio e a Praça da Estação.
O prefeito presenteou a Pró-reitora da Unesc com um livro datado de 1981 e produzido pelo saudoso prefeito de Criciúma Argemiro Manique.
“O que se vai fazer a partir de hoje e um trabalho de aprofundamento, onde vamos buscar o retrato para umfuturo bem próximo, mas é muito importante voltarmos ao passado para fazer algumas comparações. O que estamos fazendo foi feito em 1981, foi feito pelo saudoso prefeito Enedir Manfredini. Qual era o seu propósito? Para que no dia de hoje pudéssemos fazer essa comparação e o que será feito será materializado”, afirmou.

Jovem no Plano

Para o presidente do Grêmio Estudantil Inovação, da EEBM Inês Tonelli Nápole, Gabriel Toldo, participar do lançamento do Plano foi fundamental. “É importante os jovens participarem deste momento porque vai tratar do desenvolvimento sustentável, de pouco em pouco em pouco nós podemos construir um futuro melhor e convido a todos para participar do workshop, no dia 17 de maio, ás 14 horas”, finaliza.